ESTATÍSTICA

Covid-19: apenas 8,3% dos óbitos de janeiro a julho em Paranavaí foram de pessoas vacinadas com as duas doses

 

Um levantamento realizado pela Vigilância em Saúde de Paranavaí mostra que, dos 228 óbitos de pacientes com Covid-19 registrados de janeiro a julho deste ano, apenas 8,3% – um total de 19 pessoas – já havia recebido as duas doses da vacina contra o vírus. O levantamento mostra ainda que as 19 pessoas que morreram depois de completar o esquema vacinal estavam na faixa etária entre 74 e 101 anos, e 18 delas tinham comorbidades associadas relatadas. 


“A coordenação de Imunização do município fez este levantamento com base em uma solicitação da 14ª Regional de Saúde de informações detalhadas para fins estatísticos e a Vigilância em Saúde usou este levantamento para análise e estudo dos casos. De meados de janeiro, quando teve início a Campanha de Imunização contra Covid-19, até o dia 16 de julho (um período de 6 meses), Paranavaí registrou 228 óbitos de pacientes positivados para o novo Coronavírus. Deste total, 174 pessoas (76,32%) ainda não tinham sido imunizadas com nenhuma dose da vacina. As outras 54 pessoas (23,68%) já estavam vacinadas – 35 delas apenas com a 1ª dose e 19 com as duas doses”, explica a diretora da Vigilância em Saúde de Paranavaí, Keila Stelato.


Para a coordenadora de Imunização do município, Grazieli Barbaço, as estatísticas mostram que o número de óbitos entre pessoas com esquema vacinal completo é substancialmente menor. “Nós sabemos que nenhum dos imunizantes desenvolvidos contra o Coronavírus garante 100% de proteção, mas o fato é que todos reduzem drasticamente as chances de internações, casos graves e mortes pela doença. A eficácia das vacinas foi determinada a partir de estudos que os testaram fazendo duas aplicações, por isso é fundamental que quem tomou a 1ª dose de qualquer um dos imunizantes contra Covid-19, recebam também a 2ª dose (respeitando o prazo indicado na Carteira de Vacinação). Com as duas doses, a pessoa aumenta sua proteção contra Covid-19 e também contribui de maneira correta para o controle da circulação do vírus”, frisa.


Outro dado revelado no levantamento feito pela Vigilância é que, dos 228 óbitos de pacientes com Covid registrados de janeiro a julho deste ano em Paranavaí, 101 pacientes (44,30%) eram mulheres e 127 (55,70%) eram homens. Os pacientes tinham idades entre 25 e 101 anos.


Imunização contra Covid-19 – O último Vacinômetro de Paranavaí, divulgado nesta sexta-feira (27), mostra que 86.581 doses de vacina contra o Coronavírus já foram aplicadas na cidade nas duas fases da Campanha de Imunização. Deste total, 60.182 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 26.399 pessoas já estão com o esquema vacinal completo, sendo 23.859 imunizadas com as segundas doses e 2.540 com doses únicas.

 

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Paranavaí tem uma população total de 91.514 pessoas. Destas, 71.396 pessoas são aptas a receber as doses da vacina contra Covid, por terem mais de 18 anos.

 

Com base neste levantamento, Paranavaí tem hoje 84,29% da população apta vacinada com a 1ª dose e 36,98% da população apta com o esquema vacinal completo (vacinados com a 2ª dose ou dose única).
 

Fonte: Assessoria Prefeitura